hostels - e a nova arte de bem receber no Porto - II


visitei o Dixo's Oporto Hostel num dia de chuva torrencial, num daqueles dias de inverno que já nem apetece lembrar. a verdade é que fui adiando o post para ver se ainda passava por lá uma outra vez com sol, e beneficiar da belíssima vista que se pode ter sobre o Porto se subirmos até à varanda existente no último andar. o tempo foi passando, acabei por ainda não ter voltado lá, mas aqui fica mesmo assim o post sobre mais um dos belíssimos hostels da nossa cidade.





o Dixo's Oporto Hostel fica bem no centro histórico da cidade, num edifício totalmente recuperado e de vários andares. mal se entra, uma grande escadaria leva-nos até à recepção, onde encontraremos muito provavelmente a Joana, ou o seu pai, António Dixo. 
o ambiente é totalmente familiar, muito acolhedor e de cores alegres, e a minha primeira sensação foi imediatamente a de "que bem que se está aqui"

a Joana, apesar de bastante nova, é quem gere o hostel e dedica-se a 100% ao negócio de família, juntamente com o seu pai (inicialmente também estava o irmão Pedro). 
a relação com o pai é como se fossem grandes amigos e faz questão de tratar todos os que trabalham com ela como família - 
"este carácter familiar é mesmo uma mais valia para quem aqui fica hospedado, as pessoas sentem-se como se estivessem em casa", diz. 

Joana Dixo
"já tivémos turistas que entraram aqui, e nós não tínhamos quartos livres, mas eles sentaram-se na sala e disseram "tem de nos arranjar quarto, nós queremos mesmo ficar neste hostel"

ao todo o Dixo's Oporto Hostel tem entre 33 a 38 camas, divididas entre 2 quartos de casal, 1 Twin, 2 camaratas de 4, 1 camarata de 6, 1 camarata de 6 feminina e 1 de 8 mista. os quartos de banho são todos exteriores. 
sempre tudo limpíssimo, e essa é uma das características que não descuram, e que tem certamente valido para ser qualificado como um dos melhores hostels do Porto, e com grau de satisfação elevado no Hostelworld. 

"os turistas que cá ficam uma vez, garantem-nos que se voltarem ao Porto, querem voltar novamente ao Dixo's "(Joana)

entre cada patamar há pinturas com imagens típicas de Portugal e um corrimão extremamente fotogênico.


no andar de cima existe uma cozinha, uma sala para os pequenos almoços, uma pequena biblioteca à disposição dos hóspedes, (e a tal varanda que eu não fotografei.) 

 "na varanda é onde são passados muitos dos bons momentos dos hóspedes, enquanto cá estão. é normalmente onde as pessoas se juntam, vêem o pôr do sol, tocam viola...."


eu também prometi voltar, e vou voltar, para a minha chávena de chá na varanda que agora com sol está a chamar por mim.
entretanto, fica a promessa de uma enorme divulgação deste belo e cosy hostel, que é claramente mais um motivo de orgulho para todos nós e um excelente cartão de visita do Porto.



Dixo's Oporto Hostel
Rua Mouzinho da Silveira 72, Porto
contactos: +351 222 444 278/ +351 933 716 573
info@doxosoportohostel.com

2 comentários:

  1. Estive lá em 2011, com uma amiga e, com certeza, se voltar à cidade, é lá que ficarei hospedada. A localização é ótima, o prédio é lindo e limpo, o 'pequeno almoço' é gostoso e farto. Mas na verdade, o que mais encanta é o tratamento oferecido pela Joana, Pedro e também o pai dos mesmos, que sempre aparecia por lá. É um ambiente familiar que nos faz sentir em casa. E, ainda melhor, é em uma área central, onde pode-se andar à pé e passear por todo canto. Só posso agradecer pelo tempo que ficamos por lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada pelo comentário Fabiana, e desculpe só responder agora, às vezes não dou conta que comentam posts já mais antigos!
      E que bom saber que se regressar volta ao mesmo hostel, é muito bom sinal.
      foi todo esse bom ambiente que eu senti quando lá estive a fotografar e à conversa com a família.

      Paula C.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...