Monday Vegetarian Recipes #2

Filipa Cardoso (Diospiro)
PT
mais uma segunda-feira, mais uma convidada nesta rubrica com pessoas que seguem e promovem a alimentação saudável e que aqui partilham uma receita. (não sei se estão a gostar, mas eu estou a adorar!!, ver anterior convidada aqui)
hoje apresento-vos a Filipa Cardoso e o seu projecto - Diospiro. (ainda só possível seguir a página do facebook, muito em breve o site e uma loja online).
Aos 20 anos a Filipa defrontou-se com uma doença - a artrite - e por causa dessa doença começou a estudar tudo quanto possível sobre alimentação e cura de doenças através da alimentação. já foi 100% vegan, já experimentou o crudivorismo; presentemente, já passados alguns anos e sem sinais da doença, não gosta de se rotular nem de ser fundamentalista, diz apenas que segue uma alimentação saudável. 
Fiz com a Filipa um workshop de Detox no Quintal Bioshop e fiquei a aprender muitas coisas que não sabia, já me cruzei com ela uma ou outra vez em mercadinhos e demonstrações de sumos naturais e em breve poderemos todos encontrá-la num novo restaurante com opções vegetarianas que vai abrir no Porto e onde a Filipa irá colaborar na elaboração de algumas ementas (smoothies e saladas) (que boa novidade!!:)

a sessão fotográfica foi no Núcleo Rural do Parque da Cidade, onde todos os sábados há um mercadinho de produtos biológicos (muito bom, não deixem de lá ir!) e onde a Filipa gosta bastante de fazer as suas compras.

ENG
here we are on a monday, again with a guest who follows and promotes heathy way of living, and who is sharing with us a recipe. (I don´t know if you are liking this, but I am loving it!!, you can see previous guest here)
today I introduce you Filipa Cardoso and her project - Diospiro (to follow at the time only at Facebook, but very soon the site is ready as well as an online shop)
By the age of 20 Filipa had a disease - arthritis - and because of that she started studying everything about food and how to cure diseases through food. she has been 100% vegan, she tried raw food; nowadays, after some years and with no signs of the arthritis she doesn´t like labels, she prefers to say she has a healthy way of living.
I had a workshop with Filipa about Detox at Quintal Bioshop, where I have learned a lot of things, and met her more than once at some markets, where she was giving live demos of fresh juices and smoothies, and very soon, we all can meet her at a new restaurant in Porto, with vegetarian options opening soon, where she will be responsible for some recipes on the menu. (what great news!!)

the photo session was at the biological market at Parque da Cidade - a nice market you all should go, which takes place every saturday morning, and where Filipa likes to go shopping.




PT
Qual o teu tipo de alimentação?
- eu não sou fundamentalista, nem gosto de me rotular, posso talvez dizer que a minha alimentação é 90% vegetariana e muitas vezes vegan. mas procuro essencialmente ter uma alimentação saudável e é isso que gosto de partilhar.

Quem ou o que te inspira no teu trabalho? 
- inspiro-me em cheiros e sabores. inspiro-me quando faço compras num mercado, ao olhar, tocar e sentir os alimentos.
sempre gostei muito de combinar sabores e pouco de seguir receitas, na maioria das vezes, cozinho intuitivamente. sinto que, para além do paladar, também "comemos com os olhos" e, assim sendo, inspiro-me nas mais diversas áreas, tais como a fotografia, a decoração, a arquitectura e tudo o que se prende à beleza e à estética para cozinhar.

Onde costumas fazer as tuas compras?
- costumo vir aqui ao Parque da Cidade, aos sábados, para os frescos; vou muito ao Ideal Bio porque é um óptimo supermercado; ao Quintal Bioshop para os alimentos secos e às vezes ao Mercatu.

Dos restaurantes ou locais vegetarianos no Porto que conheces, tens algum de eleição?
- vivi muito tempo fora do Porto e não saberia dizer quais os melhores restaurantes vegetarianos por cá. há muitos que ainda não conheço e de certeza muito bons, conto contigo para os descobrir :)
felizmente o vegetarianismo no Porto está a deixar de ser um mundo à parte, de pessoas estranhas que se alimentam de relva, tofu e sementes de passarinho:)
é com gosto que observo que praticamente todos os novos espaços oferecem opções vegetarianas.
não posso no entanto deixar de aconselhar o La Piada, que abre no final do mês na Cordoaria (Rua Barbosa de Castro, 64/Virtudes) e onde a Diospiro estará presente com saladas, sumos e smoothies!

ENG
So you follow a vegetarian way of life?
- I am not a fundamentalist, and I do not like to label myself, maybe I eat 90% vegetarian food, and a lot of times vegan. but essentially, I like to eat health food, and that is what I like to share.

Who or what inspires you for your work?
- I get inspired by smells and tastes. I get inspired when I buy at the markets, I like to look, to touch and feel the food.
I always like to combine tastes and not to follow the recipes, mostly I cook by intuition.
I feel that besides the taste, we also "eat with our eyes", so I get inspired from a lot of different areas like photography, decoration, architecture and everything that has to do with beauty and aesthetics to cook.

Where do you normally buy your food or ingredients?
- here at Parque da Cidade, for fresh products; supermarket Ideal Bio; also Quintal Bioshop and sometimes Mercatu.

Among the vegetarian restaurants and places that you know in Porto, is there one of your particular choice?
- I lived a lot of time abroad, and would not know to say which vegetarian restaurant is the best here in Porto. for sure there are some of them very good, and I count on you to discover them.
luckily vegetarianism in Porto is no longer a world apart, with strange people eating grass, tofu or bird seeds:)
I am so glad to see that mostly every restaurant has a vegetarian option.
but I have to recommend the restaurant La Piada - which will be opening by the end of the month at Cordoaria - Rua Barbosa de Castro, 64 /Virtudes) and where Diospiro will be present with salads, juices and smoothies.!

a receita / the recipe
PT
A Filipa partilhou-nos um pequeno almoço delicioso, e nada melhor do que começar a manhã com algo saudável.

ENG
Filipa shred with us a delicious breakfast, and there is nothing better than starting the morning with something healthy.

Flocos de Aveia de Chocolate Negro com Frutos Vermelhos


foto by Filipa Cardoso

nota introdutória: o sabor original desta receita lembra o chocolate negro, pode no entanto ser adaptado para os mais gulosos, ver dicas abaixo...



Tempo de Preparação: 7 min
Tempo de demolhação: 1 noite
p/ 1 pessoa

Ingredientes:

flocos de aveia (se necessário s/ glúten) - 6 colheres de sopa
leite de amêndoa sem açúcar (de pacote ou caseiro) - 1 chávena (200ml)
cacau em pó - 1-2 colheres de sopa (+ quantidade de cacau = chocolate negro)
açucar "rapadura" (ou açúcar de coco, ou xilitol) - 2 colheres de sopa
frutos vermelhos a gosto (groselha, morangos, mirtilos e/ou framboesas)

opcional: 
mel *
pepitas de cacau cru
lascas de côco

Preparação:

Num liquidificador misturar o leite de amêndoa com o cacau em pó e o açúcar e bater durante 1-2 minutos *(para os mais gulosas, juntar uma colher de sobremesa de mel). Numa tigela regar os flocos de aveia com o leite "achocolatado" e misturar. Cobrir e deixar depousas durante uma noite (nos meses mais quantas, deixar repousar no frigorífico). Servir frio ou aquecido num tacho, acompanhado por frutos vermelhos. 
Sugestão: 
Polvilhar com pepitas de cacau cru e lascas de côco.

Leite de Amêndoa caseiro

Demolhar um punhado de amêndoas em 3 chávenas de água filtrada durante uma noite. Na manhã seguinte escorrer (deitar fora a água) e liquidificar as amêndoas com 1 chávena de água filtrada durante 2 minutos. Coar a polpa com um saco de musselina ou coador fino. Guardar o leite - pode ser conservado no frigorífico idealmente em frasco de jarro de vidro durante cerca de 4 dias. (A Polpa pode ser aproveitada para fazer pasta de amêndoa, adicionada a sopas, ou desidratada para fazer farinha).

notas finais (esclarecimentos adicionais dados pela Filipa):

Os flocos de aveia são uma excelente fonte de energia, fibra e proteína. Previnem as subidas abruptas de açúcar no sangue, ajudando a combater o excesso de peso. Ajudam a equilibrar o colesterol, prevenindo as doenças cardiovasculares, bem como a reduzir o stress e estados depressivos. São fáceis e rápidos de preparar e simplesmente deliciosos. O nome botânico de cacau - Theobroma Cacao - traduz-se literalmente como "alimento dos deuses". O cacau contém um sem número de nutrientes essenciais ao organismo, incluindo magnésio, indispensável à saúde do coração.De todos os alimentos que contém anti-oxidantes, o cacau é número um, deixando o tão popular vinho tinto, chá verde e os mirtilos significativamente para trás e é assim por excelência um alimento anti-envelhecimento. O cacau faz com que sejam libertados no cérebro neurotransmissores tais como serotonina e dopamina, que afectam positivamente o humor e é mesmo considerado por cientistas e psicólogos como "Prozac" da natureza. O cacau é talvez o alimento mais complexo e um dos completos do planeta, um verdadeiro super-alimento.

Este pequeno-almoço, (que pode também ser servido como lanche) é completo, delicioso e muito saudável e adequado também para os mais novos. Pode ser preparado com açúcar refinado (mesma quantidade). No entanto, sendo este altamente nocivo para a saúde, sugiro o uso de um açúcar completo, mais nutritivo e saudável. A "rapadura" é obtida através da desidratação do sumo da cana de açúcar, antes de ser refinado. Contém um alto teor de nutrientes e não contém químicos prejudiciais ao organismo, ao contrário do açúcar refinado. O açúcar de côco contém também nutrientes essenciais e tem um índice glicérico muito baixo. O xilitol é um adoçante natural ideal para quem quer manter a linha ou perder peso, e adequado para diabéticos.

* English version soon! 

Monday Vegetarian Recipes #2 by Viver o Porto
Filipa Cardoso
Diospiro

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...