Monday Vegetarian Recipes #5

PT
hoje, a minha convidada nesta série de pessoas vegetarianas com projectos a isso associados e que nos partilham uma receita (nhami!!!) é a Ana Mineiro, do blog Comedores de Paisagem. quem ainda não conhece este blog?? é de se ficar roída de inveja (da boa, claro!) porque a Ana viaja que se farta por esse mundo fora (o que eu não dava para passar a vida a viajar) e, juntamente com fotos de lugares lindos e longínquos, vai-nos partilhando receitas deliciosas, e, vegetarianas/veganas, claro.
(anteriores convidadas aqui, aqui, aqui e aqui)

se quiser viajar com a Ana também pode, é só inscrever-se numa das próximas viagens da Fotoadrenalina, pois a Ana e o seu Comedores de Paisagem são um dos líderes de uma das futuras expedições (informe-se melhor aqui.)
mas há mais, o blog foi este ano novamente nomeado para os Blogger Travel Awards da BTL, na qualidade de melhor blog pessoal de viagens!!) uauuu! :)

eu conheci a Ana já há algum tempo atrás, num dos meus passeios pelo Berdinho, e onde para além de nos  perdermos em conversas sobre yoga e a minha adorada Índia (da qual a Ana também é fã), provei os maravilhosos queijinhos vegan que a Ana faz e nos quais se especializou. (para encomendas, já sabe! )
na altura, a Ana ainda vendia esses queijinhos no Berdinho; agora fornece-os a uma Petisqueira /Bar - o Pop 101, um bar que fica na Rua de Trás, e que eu estou ansiosa por conhecer.

a sessão de fotos (curtinha, pois como podem deduzir, a Ana prefere ficar do lado de trás da câmara!!) foi no entanto no Berdinho, no Centro Comercial Bombarda, por ser um sítio que a Ana continua a gostar bastante e por se proporcionar melhor às fotografias do que o POP 101. no entanto, com algum azar, tivémos chuva no dia em que nos encontrámos, e o Berdinho teve lugar no interior do centro.

EN
today, my guest for this serie of vegetarian people with associated projects sharing with us a recipe (nhamii!) is Ana Mineiro, the author of Comedores de Paisagem. who still doesn't know this blog?? you get completely envious of it (good envy!) because Ana travels a lot (what I would love to travel around the world more often), and together with beautiful pictures from distant places, she shares delicious vegetarian and vegan food!
(previous guests here, here, here and here)

if you would like to travel with Ana, you can, she is one of Fotoadrelinas' leaders, and is about to prepare a coming trip (get better informed here)
and there is more: Comedores de Paisagem was, for second year again, nominee for best personal travel blog at the Bloggers Travel Awards by BTL. uauuu! :)

I met Ana some time ago at Berdinho, where, besides loosing ourselves talking about yoga and my beloved India, I had the pleasure to taste the delicious little vegan cheese Ana is specialised in cooking. (and she accepts orders!)
by that time she was selling them at Berdinho, nowadays no longer, but you can taste them in a bar called Pop 101, at Rua de Trás, which I am looking forward to visit.

pictures were taken at Berdinho, though, because it is still a place that Ana likes a lot going to, and with better light for the session. (but, as you realize, Ana does not like being in front of the camera!! )



PT
qual o teu tipo de alimentação?
- neste momento faço uma alimentação vegana. Depois de muitos anos ovo-lacto-vegetariana, há cerca de 7 anos percebi que comer ovos ou lacticínios é participar na tortura, prisão e maus tratos gerais aos animais, que só terminam com a morte -  e sendo ovolacto eu estava apenas a recusar a morte....

quem ou o que te inspira para este estilo de vida?
- o que me inspira é o que me inspira em tudo na vida: "ser a mudança que quero ver no mundo". - já não sei quem disse isto mas é uma frase-guia para mim. Não quero passar a vida a sonhar com um planeta ideal, limpo e a funcionar de maneira saudável, sem sofrimento gratuito - quero mesmo vivê-lo, e faço a minha parte em tudo o que está ao meu alcance: sou vegana, ajudo animais de rua, planto árvores, reutilizo, reciclo, ando de bicicleta, manifesto-me contra a injustiça e a brutalidade das touradas e dos animais em circo, por exemplo....
como adoro comer e cozinhar, não é sacrifício nenhum para mim inspirar-me ao vir passear no Berdinho ou no Quintal Bioshop e escolher os produtos bio que vou utilizar durante a semana. E os queijinhos veganos que faço são um orgulho para mim, por agradarem a muita gente que assim se liberta do consumo de laticínios sem grandes pesares...

onde costumas ou gostas de fazer as tuas compras? 
- os frescos, gosto de comprar, como já referi, no Berdinho ou no Quintal Bioshop. o resto compro em supermercados normais ou no Celeiro.

dos restaurantes que conheces no Porto, há algum que recomendes?
- gosto muito dos últimos espaços vegetarianos que abriram recentemente no Porto: a hamburgueria Black Mamba, o Pé de Arroz e a Petisqueira Pop 101. quanto aos mais antigos, gosto muito do Da Terra, em Matosinhos.
aproveito aqui para dizer que os meus queijinhos podem ser provados neste último bar - Pop 101, e continuo aberta a mais propostas de fornecimento para outros lugares veganos :)

EN
so you are a vegetarian?
- at the moment I am vegan. after many years following lacto-egg -vegetarian way of life, after 7 years from now I realised that eating eggs or dairy products is a way of participating in the torture, prison or bad treatment to the animals, which end up killed - and being a lacto-egg eater I was only refusing the death.

who or what inspires you for your work or this way of life?
- what inspires me is what inspires me in everything I do in life: "be the change I want to see in the orld". I don´t remember who said this, but it is a guide-line for me. I do not want to spend my life dreaming of an ideal planet, clean and healthy, without free suffering - I want really live it: and I do my good part - I am vegan, I help street animals, I plant trees, I reuse and recycle, I ride a bike, I demonstrate against brutality on animals, and animals at the circus, for example...
as I love to eat and to cook, it is an inspiration coming here at Berdinho or Quintal Bioshop to do the shopping for the week. and I am really proud of my little vegan cheese - they please a lot of people and so it is a way of consuming dairy products without so much sacrifice...

where do you normally go shopping?
- I go shopping here at Berdinho or Quintal Bioshop for the fresh products; for the other products I buy in normal supermarkets or at Celeiro.

from the vegetarian restaurants you know in Porto, do you recommend any?
- I really like the egetarian restaurants that opened recently in Porto: Black Mamba, Pé de Arroz and Petisqueira/Bar Pop 101. From the not so recent, I always like to go to Da Terra.
I take the opportunity to share that a my little vegan cheese can be tasted at Pop 101 - and I am open to cook them for other places that would like to have them...:)


a receita /the recipe
Kataífi

picture Comedores de Paisagem

a receita de kataífi é tipicamente grega, e agrada aos olhos e ao paladar -sobretudo a quem gosta de doces. e diga-se que, na Grécia, os doces geralmente pecam pelo excesso de açucar. mas já por isso são muito pequenos, pouco maiores que um bombom. (e estes são bem mais pequenos do que os que há na Grécia)
a massa não é fácil de encontrar em Portugal; só encontrei uma marca francesa, no supermercado do El Corte Inglés, em embalagens de 500gr. Mas vale mesmo a pena experimentar - e torna-se inevitável repetir:)

Ingredientes para 24 Kataífi (cabelos de anjo)
500 gr de massa para kataífi
250 de amêndoa descascada (ou nozes)
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de pão ralado,
1 copo de natas de soja
200 gr de margarina vegetal derretida

Para a calda de açucar:
500 gr de açúcar
2 copos de água
1 vagem de baunilha
sumo de 1 limão

Preparação:
Moer a amêndoa e misturar com as natas e o pão ralado, fazendo uma pasta grossa. Barrar um tabuleiro com margarina vegetal ou pincelar com óleo. Rasgar tiras da massa de kataífi e enrolar à volta de um pedaço de pasta de amêndoa*. Colocar no tabuleiro. Repetir até acabar, enquanto o forno aquece a 200 graus. No final, regar cada kataífi com a manteiga derretida e levar ao forno a alourar (cerca de 30 a 40 minutos).

Preparação da Calda:
misturar tudo menos o limão e deixar ferver um minuto. Retirar a vagem de baunilha e juntar o sumo de limão. Deixar arrefecer os kataífi e regar com a calda.
Servem-se frios ou mornos.

*também se pode desfazer a massa do kataífi para uma taça e ir regando com a margarina derretida, até ficar bem engordurada. Depois é só fazer rolinhas com a pasta de amêndoa e colocá-los no tabuleiro, levando de seguida ao forno.

notas:
A Grécia é abençoada por uma gastronomia mediterrânea e oriental riquíssima e variada, que consegue ir dos sabores mais quentes (à base de especiarias e quase sem picantes) aos mais frescos e adequados ao clima quente do Mediterrâneo.
Aqui, tal como na Turquia, podemos aprender, por exemplo, um bom punhado de maneiras (deliciosas) de cozinhar a beringela e a courgete, que não seja atirá-las para dentro da panela da sopa - que é como geralmente os portugueses resolvem o "problema" dos legumes "esquisitos".

** english version soon

Monday Vegetarian Recipes #5 by Viver o Porto
Ana Mineiro
Comedores de Paisagem

facebook aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...