monday vegetarian recipes #18

PT
de regresso a uma das minhas séries favoritas, as Monday Vegetarian Recipes - receitas vegetarianas aqui partilhadas por pessoas que seguem um regime alimentar vegetariano e que de alguma forma fazem desse estilo de vida um modo de estar na sociedade, promovendo e divulgando a alimentação saudável e sem o consumo animal.

hoje, ficamos a conhecer um pouco melhor o Pedro J. Pereira, um dos dinamizadores da associação Casa da Horta, associação cultural que promove e dinamiza o intercâmbio de pessoas e projetos com ideologias semelhantes, na apologia de um mundo ecológico e sustentável, com recurso apenas ao consumo de produtos locais e de preferência sempre biológicos.

a receita, vem no final do post, e é muiiito boa! :)

(ver anteriores convidadas e receitas aqui)

EN
we are back to one of my favourite Serie - Monday Vegetarian Recipes - vegetarian recipes shared here by people from who are vegetarian, and who somehow promote that way of living in the society.

today, we talk to Pedro P Pereira, one of the founders of Casa da Horta, a cultural association, promoting the exchange of people and projects with similar ideologies, like a sustainable and ecological world, preferring the consumption of local and organic products.

recipee comes at the end of the post, and it is delicious! :)

(see previous guests and recipes here)


PT
a Casa da Horta existe há 8 anos, desde sempre dedicada aos ideais ecológicos. 
Pedro, que sempre gostou de cozinhar e já esteve ligado a outros projectos de restauração (como o restaurante Nakité e o restaurante Da Terra) está lá desde o início (com uns intervalos pelo meio, é certo) mas continua a ser um dos voluntários mais assíduos na cozinha do espaço. 

para além dos ideais vegetarianos e ambientais, a Casa da Horta tem uma programação cultural intensa, com eventos e animação todas as semanas, havendo até dias certos para certos temas, como por exemplo a sexta-feira, que ao jantar é o dia da francesinha - vegetariana, claro - seguida de momento musical.

quanto ao Pedro, fora da casa da Horta também ministra workshops de alimentação natural, por isso já sabe, se estiver interessado...) ( e eu recomendo!)

EN
Casa da Horta exists for 8 years now, always dedicated to ecological ideals. 
Pedro, who was always fond of cooking, and has been connected to other cooking projects (at Nakité restaurant and Da Terra restaurant) is there from the beginning (with some interruptions, is true) but he is still the most assiduous volunteer in the kitchen.

besides the vegetarian and environment ideals, Casa da Horta has a strong cultural agenda, with a lot of events and animation, and on fridays there is always Francesinha dinner, (vegetarian of course) followed by a concert.

regarding Pedro, he also gives workshops on natural food, so if you are interested, you know... (and I recommend!)

PT
I - Qual o teu tipo de alimentação e porquê?
eu sou vegetariano. 
já não como carne há 20 anos, e depois mais tarde deixei de comer peixe. a motivação é de ordem ética - começou a fazer-me confusão perceber como tudo se processava na alimentação "normal", o que existe na indústria da alimentação da carne ou do leite....
faço um esforço constante para ser coerente comigo próprio, e deixar de lado certo tipo de consumo do qual eu sou contra.

II - Quem ou o que te inspira nesse teu estilo de vida?
a minha inspiração é uma inspiração interior. 
vou acompanhando o que se passa no mundo e como se organiza a sociedade, e penso: por muito pequeno que eu seja, tenho de fazer algo para tentar mudar o mundo, lutar por aquilo que eu acredito, e isso também na área da consciencialização ambiental, não só no facto de ser vegetariano...
o facto de o sector da alimentação estar controlado por grandes multinacionais é mau para o mundo, e isso preocupa-me. há muita gente que é vegetariana só por questões de saúde e não pensa nestas questões....:)


III - Onde costumas fazer as tuas compras?
os produtos frescos compro a pequenos agricultores e às vezes no Mercado de Matosinhos. 
para os restantes produtos, gosto de ir ao Ideal Bio, à Casa Ramos, Ervanária Portuense...tento sempre escolher modelos de pequeno comércio e não as grandes superfícies.

IV - Dos restaurantes vegetarianos que conheces no Porto, algum que recomendes?
Gosto muito do Da Terra e do Pé D'Arroz, em Matosinhos e do Suribachi.

EN
I - So you are a vegetarian and why?
- yes, I am a vegetarian for 20 years, now. I started by not eating meat, and later I left the fish. 
My motivation is due to ethical reasons - I started understanding how everything is precessed in the "normal food life" and it confuses me - like the meat industry or the milk industry.
I do a constant effort in order to be coherent, and always try to leave to the side some kind of consumption to which I am against.

II - Who or what inspires you?
my inspiration comes from inside.
I keep following what is going on in the society, and how it is organised, and I think: I can be real small in this world, but I have to do something to change it, I have to fight for what I believe, and that regarding also the environmental conscious, not only being a vegetarian...
the fact that the food sector is controlled by big multi national chains scares me. 
there are a lot of vegetarian people only because of healthy reasons, who do not care about these questions....:)

III - Where do you normally go shopping?
for the fresh products, I go to small producers and sometime to Mercado de Matosinhos.
for the other products, I go to Ideal Bio, Casa Ramos, Ervanária Portuense...I always try to go to small businesses.

IV - Among the vegetarian restaurants you know in Porto, is there any you recommend?
I like Pé D'Arroz and Da Terra in Matosinhos, or Suribachi.


A RECEITA / THE RECIPE
Bolinhos de Grão assados no forno com molho de Cogumelos (chickpea small balls with mushroom sauce)



Ingredientes: (4px)
cerca de 750 g de grão de bico
1 cebola grande
raminho de salsa
shoyu
azeite
sumo de limão (facultativo)
mistura de especiarias: gengibre em pó, caril, alho, etc...
sementes de sésamo

Preparação dos Bolinhos:
Demolhar o grão de bico de véspera, com alga kombu, de forma que a água possa cobrir bem.
Depoios dar uma primeira fervedura no grão de forma a que esta liberte uma "espuma". Lavar o grão e depois cozer em panela de pressão (recomendado) com as especiarias.
Depois de cozido, colocar o grão num recipiente adicionar as especiarias e a cebola e também a salsa. temperar bem, eventualmente acrescentar algum líquido (por exemplo leite vegetal ou líquido de cozer o grão e "passar" com a varinha mágica.

Depois de moído, moldar os bolinhos, por exemplo, em forma de almôndega.
acrescentar pão ralado ou sêmola (que tem uma consistência mais grossa que o pão mas é mais nutritiva). Acrescentar as sementes de sésamo.

Eventualmente passar por pâo ralado / ou s~emola (facultativo) e colocar num tabuleiro de ir ao forno ligeiramente untado.

Assar no forno cerca de 30m - 40m a 180º.

Molho de Cogumelos

Ingredientes:
cerca de 250g de Cogumelos (de Paris)
cebola
shoyu
azeite
vinagre balsâmico
tomilho
amido de milho
cerca de 300 - 400ml de caldo/água de cozer legumes

Preparação do Molho:

Refogar os cogumelos com a cebola e o vinagre balsãmico. Depois dissolver o amido de milho e acrescentar. Adicionar um pouco de líquido e ir mexendo. Quando começar a engrossar acrescentar o tomilho e o shoyu.

Pode acompanhar com millet cozido, legumes à escolha e salada verde.

Bom apetite! :)
english version soon!

Monday Vegetarian Recipes #18 by Viver o Porto
Pedro J. Pereira - Casa da Horta


Rua de S. Francisco, 12
4050 - 548 Porto
T: +351 22 202 4123
tue - sat: 12h - 24h
lunch: 12H30 - 15h 
dinner: 20h - 23h
closed on Mondays and Sundays



ver anterior post sobre Casa da Horta aqui.
see previous post on Casa da Horta aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...